SINDICATO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE DE FOZ DO IGUAÇU FECHA CONVENÇÃO COLETIVA COM SINDICATO PATRONAL DOS HOSPITAIS E CLINICAS / SINDIPAR

Após 05 meses de negociação foi assinado no ultimo dia 31 de Janeiro a ATA que fecha as negociações coletivas dos trabalhadores da Saúde de Foz do Iguaçu e Região para o ano de 2014.

As negociações atingem todos os trabalhadores de Clinicas, Hospitais, Consultórios e laboratórios sem personalidade jurídica própria.

Os trabalhadores apresentaram a proposta de aumento no mês de setembro, finalizando as negociações somente no ultimo mês de janeiro.

Foi uma negociação truculenta, os argumentos eram fortes e a situação envolvendo o Hospital Municipal foram fatores importantes para a morosidade nas negociações.

Os Hospitais reclamavam dos valores de repasse SUS, dos atrasos da Prefeitura, e os trabalhadores do outro lado lembravam que todos os dias vão no mercado e os preços são diferentes, tudo aumenta, Luz, Água, Gás, Gasolina, então precisamos lutar pelos nossos direitos.

A proposta inicial do Sindicato Patronal era de correção apenas do INPC do período de 5,56% em todos os valores, vale alimentação, salários e índice.

Os trabalhadores em Assembléia realizada no dia 20 de Janeiro de 2014, na sede do Sindicato, não aceitaram a proposta feita pelo Sindicato Patronal, aprovando inclusive o inicio do Estado de Greve.

No dia 30 de Janeiro o Sindicato Patronal se reuniu em Foz do Iguaçu e fez uma nova Proposta aos trabalhadores, que aceitaram, ficando o aumento á partir do dia 01/02/2014 da seguinte maneira:

Índice de correção de 7%, aumento para os pisos de Hospital em 12%, para trabalhadores de clinica aumento de 9%, o vale alimentação para os trabalhadores de Hospital teve um reajuste de 19% passando de R$ 210,00 reais para R$ 250 reais e para os trabalhadores de Clinicas o aumento foi de 22% no vale alimentação, passando de R$ 230,00 reais para R$ 280,00 reais.

Foram reajustados também o auxilio creche, calculo de insalubridade, e o Sindicato conquistou também um plano odontológico a todos os trabalhadores que será de R$ 8,00 reais por vida.

O Sindicato obreiro, ressalta o apoio da categoria e diz que o aumento não é o que o trabalhador da saúde merece, mas sabe que foi um grande avanço para a categoria o aumento.

O Sindicato obreiro agora trabalha os acordos coletivos de trabalho, individual, dentre eles aguarda a proposta do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, que tem pisos e valores do vale alimentação diferenciados, bem maiores do que os praticados na Convenção Coletiva de Trabalho, fato que torna o Hospital referência para os aumentos da Convenção Coletiva.

O Presidente do Sindicato, informou que todos os trabalhadores que trabalham na Saúde tem direito aos benefícios, lembrou que o vale alimentação já está em seu valor liquido, não podendo ter descontos no beneficio e que o mesmo deve ser pago também durante o auxilio maternidade, férias e também durante afastamento previdenciário por acidente de trabalho.

A Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015 estará disponível na página do Sindicato e no sistema mediador do Ministério do Trabalho nós próximos dias.