Notícias Imprensa

10 de agosto dia da Enfermeira!

dia_enfermeira

O Dia da Enfermeira é anualmente celebrado em 10 de agosto, porém, é uma data pouco comentada, e foi nesta data que Getúlio Vargas, em 1938, instituiu o 12 de Maio.

No Brasil, comemora-se em 10 de Agosto o Dia Nacional da Enfermeira, mesmo dia em que foi assinado o decreto presidencial por Getúlio Vargas, em 1938, que instituiu o 12 de Maio como o Dia Internacional da Enfermagem também em nosso país. Ou seja, não por acaso, temos dois dias para comemorar as ações desse profissional tão valioso, que ajuda a salvar vidas todos os dias.

O SEESSFIR lembra a todos que são trabalhadores que, apesar de todas as dificuldades que ainda existem pela falta de valorização, pela carga de estresse alta, por não verem seus familiares, eles exercem suas atividades diárias com muito amor e disposição para cuidar de quem precisa.

Conheça parte da Historia que marcou esta data.

A enfermagem é uma das mais antigas profissões e é conhecida como a “arte de cuidar”. Esses profissionais hoje são bem vistos graças à Florence Nightingale, britânica nascida em 1820, que é considerada a fundadora da enfermagem moderna. O fato de ser mulher significava que tinha que lutar com as autoridades militares a cada passo para levar a cabo o propósito de reformar o sistema hospitalar, pois as condições eram precárias, não havia leitos ou macas, os soldados ficavam deitados no chão bruto e operações eram efetuadas em condições anti-higiênicas. Por isso o dia 10 de Agosto é um dia reservado em homenagem a todos que se dedicam à Enfermagem.

O SEESSFIR quer na data de hoje parabenizar este legado de trabalhadoras e trabalhadores que vão entrar para a história pela dedicação, ética e profissionalismo. Vamos multiplicar nossas forças e fortalecer o elo que nos une, formando uma corrente do bem de cada paciente.

Parabéns as enfermeiras (os) trabalhadores da saúde!

DIREÇÃO SEESSFIR

Fontes

[Informação obtida em https://www.pereirabarreto.sp.gov.br,em 10 de agosto de 2020]

[Informação obtida em https://souenfermagem.com.br, em 10 de agosto de 2020]