Notícias Imprensa

Audiência no Ministério Público do Trabalho irá definir futuro do aumento salarial dos colaboradores da Fundação Municipal de Saúde - Hospital Padre Germano Lauck.

Acontecerá amanhã 23/06/2021 a 3ª (terceira ) audiência no Ministério Público do Trabalho, visando a finalização de um acordo para o pagamento dos trabalhadores do HMPGL.

É a terceira audiência realizada entre as partes para a apresentação de propostas que visam pagar o aumento da data base que até o presente momento não foi cumprido pela direção da Fundação Municipal de saúde.
A alegação da direção do HPGML é que o aumento provocaria um problema para o prefeito pois extrapolaria o limite prudencial da folha de pagamento, uma vez que os trabalhadores da Fundação integram os cálculos junto ao tribunal de contas do Estado.
A diretoria do Sindicato deixou bem claro que caso não haja um acordo medidas serão tomadas e não está descartada uma greve e medidas judiciais visando garantir os aumentos.
A tentativa é que as partes cheguem a um acordo para evitar medidas que possam provocar paralisação das atividades em meio a pandemia.
A direção da Fundação fez parte da mesa de negociação da CCT 2021/2022 que teve inicio em novembro de 2020 e até o presente momento se quer fez o pagamento do aumento do vale alimentação, em primeiro momento alegou falta de recurso e agora alega o limite prudencial, um tremendo descaso com os guerreiros da saúde que estão lutando bravamente durante toda a pandemia.
Após a audiência o Sindicato deverá apresentar em assembleia o que foi discutido pelas partes e propor os encaminhamentos para que os trabalhadores decidam.
Lembrando que não é só a questão dos aumentos é também todos os retroativos a serem pagos.
O Sindicato levou para a discussão também pontos polêmicos como assédio moral, sobre carga de trabalho e os problemas envolvendo a falta de profissionais para compor as equipes de trabalho.
Em caso de deflagração de greve o Sindicato deverá avisar o empregador para que envie as escalas de trabalho para definir o percentuais obrigatórios por lei de trabalhadores que deverão cumprir as escalas de trabalho.